Topografia de Córnea

A topografia é a medida da curvatura da face anterior da córnea através da reflexão de múltiplos anéis concêntricos de luz os anéis de Plácido.

É um exame importante na avaliação da córnea, principalmente com relação à curvatura, acompanhamento de patologias como o ceratocone e planejamento cirúrgico de pterígio, catarata e cirurgia refrativa.

O exame baseia-se na análise da reflexão dos anéis de Plácido projetados na superfície da córnea do indivíduo examinado, onde é analisada a distância entre os anéis de Plácido refletidos e esta informação é transformada em dioptrias pelo programa do equipamento.

O resultado é um mapa colorido que será interpretado pelo médico, no qual, de forma grosseira, podemos analisar que quanto mais cores quentes (vermelho e laranja) aparecem, nestas partes do mapa, há maiores curvaturas. As cores frias (azul e violeta) às curvaturas mais planas. O verde representa a curvatura intermediária da corneana.

Mapeamento da Retina

O mapeamento de retina, também conhecido como exame de fundo de olho ou fundoscopia, é um exame em que o oftalmologista consegue observar os nervos, vasos sanguíneos e o tecido do olho responsável pela captação das imagens, podendo detectar alterações e permitir a indicação do tratamento. Assim, o mapeamento é indicado para identificar alterações provocadas por:

- Doenças oculares, como glaucoma, descolamento de retina, tumor, inflamações, falta de fluxo de sangue ou intoxicação por remédios, por exemplo;

- Doenças sistêmicas que causam danos oculares, por alterarem os nervos e vasos do olhos, como diabetes, hipertensão arterial, doenças reumáticas, doenças neurológicas ou doenças do sangue.

Tonometria

Tonometria é a medição da pressão interna do globo ocular. As variações da pressão intraocular são devidas ao humor aquoso, um líquido que fica contido entre a íris e a córnea, constituído por 98% de água e 2% de sais, o qual é continuamente produzido e eliminado pelo organismo. É a quantidade desse líquido que dá a pressão intraocular. Se houver um desequilíbrio no mecanismo de produção/eliminação dele a pressão intraocular varia, geralmente aumentando.

Deve ser feita de rotina em toda consulta oftalmológica, especialmente em pacientes idosos e pessoas com tendência hereditária à pressão intraocular elevada, e a qualquer momento em pacientes com suspeita de glaucoma e outras enfermidades (como tumores de íris, por exemplo, nas quais a pressão intraocular costuma ser elevada), períodos pré e pós-operatórios de cirurgias oculares (como catarataglaucoma, transplante de córneadescolamento de retina, vitrectomia (cirurgia do humor vítreo), etc) e distúrbios da pressão ocular pós-traumática. Outra indicação obrigatória é o caso de sangramentos intraoculares.

Biometria

A biometria ocular é a medida do comprimento axial do bulbo ocular e de suas estruturas (câmara anterior, cristalino e cavidade vítrea) utilizando-se ultra-som. É indicada para o cálculo da lente intra-ocular para cirurgias de catarata, ou cirurgias de córnea, retina e vítreo.

Campimetria Computadorizada

A Campimetria Computadorizada é o exame oftalmológico que avalia a percepção visual central e periférica, identificando qualquer alteração ou redução visual. Utilizado para diagnosticar o glaucoma, doenças neurológicas, entre outras.

Gonioscopia

A Gonioscopia é um exame de visão que utiliza uma lente especial para o estudo do ângulo da câmara anterior do olho, onde é realizada a drenagem do humor aquoso (líquido que preenche a câmara anterior).

A indicação do exame Gonioscopia é fundamental para o diagnóstico e tratamento do glaucoma.

Curva Tensional Diária

A curva tensional diária é utilizada para aferir a pressão intra-ocular do paciente para diagnóstico ou acompanhamento do tratamento do glaucoma. É pingado colirio anestésico e fluoresceina nos olhos do paciente e a pressão intra-ocular aferida pelo oftalmolgista. São realizadas diversas medidas da pressão intra-ocular ao longo do dia, em geral com 2-3 horas de intervalo.

Microscopia Especular da Córnea

O paciente é colocado em frente a um microscópio digital que irá registrar a imagem do endotélio, aumentando-a em milhares de vezes. Assim, o médico consegue avaliar a quantidade de células presentes na região, o tamanho e formato das células e se o endotélio é saudável. O exame é indolor e não há contato com o olho do paciente.

Paquimetria

Por meio de uma sonda ultrassônica, o médico conseguirá determinar qual a espessura da córnea do paciente.
O exame é realizado após a instilação de colírio anestésico e é indolor.

Endereço e Contato

Avenida Jorge Amado, nº 2510